Violência incontrolável at Blog Ayrton Marcondes

Violência incontrolável

deixe aqui o seu comentário

Digam o que quiserem, desculpem-se, justifiquem-se, prometam melhora rápida, mostrem seriedade nas declarações, mas nada disso encobre a dura realidade dos dias de hoje: a violência tornou-se incontrolável.

No caos envolvendo a segurança as pessoas não sabem em quem confiar. A situação da polícia é complicada e erros previsíveis acontecem, infelizmente com vítimas. O assunto do dia é a morte de um empresário de 39 anos abordado pela polícia após perseguição por dez minutos. Quando parou o carro o empresário foi morto a tiros. Os policiais afirmam que o empresário pegou o telefone celular que foi confundido com arma daí atirarem. Uma série de erros de abordagem resultou na morte do empresário que gera protestos. Por outro lado policiais confessam em “off’ a tensão de seu ofício dadas as mortes de alguns deles pelo crime organizado. As autoridades negam tensão na polícia e chamam a atenção para o treinamento dos policiais. O governador do Estado vem a público para  garantir que tudo será apurado e os responsáveis por erros serão punidos.  Ouvimos isso e damos de ombros porque o perigo nos ronda nas ruas, e mesmo as casas já não estão seguras, vejam-se os arrastões e invasões de domicílios.

As notícias policiais têm grande destaque e ocupam a maior parte dos noticiários. Ouve-se tanta barbaridade que não há como não ter medo. Confesso que fico nervoso quando paro o carro e sou obrigado a ficar dentro dele, seja para estacionar na rua, seja em congestionamentos. Todo mundo sabe que a bandidagem não dá o menor valor à vida e atirar tornou-se exercício simples, hábito, quase brincadeira. A todo instante repete-se que as leis brasileiras estão desatualizadas não correspondendo ao que hoje se necessita para combater a criminalidade.  Bandidos matam para exercitar o poder de tirar a vida, por simples prazer e desamor.  A eles não importam as tragédias familiares decorrentes de seus atos. Agem animalescamente porque sabem que não ficarão muito tempo presos, mesmo quando condenados. Criminosos gozam de benefícios, indultos, folga para o natal em casa etc. Saem das prisões para o natal e matam pessoas no mesmo dia.

Está circulando na internet um vídeo no qual um idoso está no caixa de um supermercado quando chega um bandido para assaltar. O idoso tem a infeliz ideia de brincar com o rapaz assaltante dizendo a ele que é um policial. O rapaz não tem a menor dúvida: encosta o revólver na cabeça do idoso e atira, matando-o.

O que mais impressiona em relação à criminalidade já nem é o fato de estarmos expostos a ela. O mais impressionante é que a aberração dos crimes praticados em grande quantidade passou a ser “normal”, parte do cotidiano. Já não nos lembramos dos tempos em que a vida era mais segura e não só se dizia como se praticava o axioma “lugar de bandido é na cadeia”. Hoje as cadeias estão superlotadas e menores infratores cometem crimes em série, mas se refugiam num código ultrapassado que os devolvem à liberdade aos dezoito anos de idade.  Há tanto crime que talvez as autoridades estejam perdidas em relação ao modo de colocar um fim a este triste e terrível estado de coisas.



Deixe uma resposta