O julgamento do mensalão vem aí at Blog Ayrton Marcondes

O julgamento do mensalão vem aí

deixe aqui o seu comentário

Difícil de acreditar, mas o julgamento do mensalão será iniciado no primeiro dia de agosto. Não custa lembrar que a data não é promissora porque agosto é considerado azarado dada a ocorrência no mês de fatos terríveis a começar pelo suicídio do presidente Getúlio Vargas em 1954, a renúncia do presidente Jânio Quadros em 1961 e a morte em acidente do presidente Juscelino Kubistchek em 1976. Isso sem falar no lançamento, em 1945, pelos EUA, da bomba atômica sobre Hiroshima e na renúncia do presidente norte-americano Richard Nixon, em 1974. Tudo isso e muito mais em agosto. Pode?

Mas, o caso é que passados sete anos desde que o país foi sacudido por verdadeiro tsunami de denúncias, enfim o STF se diz em condições de julgar os atores daquela enorme confusão que ainda hoje nos deixa perplexos. E o STF fará isso porque caso não o faça muitos crimes estarão em breve prescritos e os próprios ministros se dizem preocupados com o julgamento da opinião pública sobre o Judiciário brasileiro.

Nada contra o STF e seus ministros, gente de proa do Poder Judiciário. Mas, a bem da verdade, é mesmo difícil de acreditar que finalmente os envolvidos naquela grande tramoia na qual se sobressaem a formação de quadrilha e a movimentação de fortunas em dinheiro venham a ser punidos. Até porque este nosso Brasil é o país onde reina a impunidade por mais que esse fato seja negado. Contribui para a afirmação anterior o próprio atraso no julgamento do mensalão, afinal os cidadãos do país foram agredidos, semanas a fio, por um rosário de denúncias que escancarou aos quatro ventos o alto nível de corrupção que envolvia até o primeiro escalão da República. Interessante que até hoje o então presidente da República negue as acusações e as atribua a um movimento espúrio da oposição que tentaria afastá-lo do poder. Mas, isso são águas passadas, aliás, tudo isso é passado e a ver como digladiarão a partir de agosto grandes eminências jurídicas do país durante os embates entre defesas e acusações sobre crimes tristemente públicos.

O que não desce pela garganta é a desfaçatez disso tudo. Não dá para engolir que todo aquele transe envolvendo as denúncias sobre o mensalão tenha ficado em espera durante tanto tempo para só agora vir a ser julgado. E isso porque dois ministros do STF estão para se aposentar, o risco de prescrição dos crimes aproxima-se, sem falar nos interesses envolvidos pelos quais não se quer o julgamento em ano eleitoral.

Todo mundo está careca de saber sobre tudo o que está escrito acima. Nenhuma novidade. Entretanto, agora que finalmente o caso será julgado espera-se que os verdadeiros responsáveis pelo episódio que sufocou a nação sejam punidos. Afinal, acreditamos que existam culpados porque, caso contrário, tudo aquilo que se viu e ouviu não terá passado de invenção com o intuito de denegrir a classe política do país.

A ver como se comportará o STF a partir de agosto. Estranho o fato de que agora quem estará na berlinda é a Justiça do país.



Deixe uma resposta