Cruzeiros marítimos at Blog Ayrton Marcondes

Cruzeiros marítimos

deixe aqui o seu comentário

O ano começa cheio de novidades. Imagine que um enorme navio de cruzeiros simplesmente está afundando nas águas do Mediterrâneo. Estavam a bordo, entre tripulantes e turistas, mais de 4 mil pessoas. Até agora tem-se como culpado o comandante porque só ele poderia ter mudado a rota. O fato é que a embarcação estava muito perto da costa italiana e o casco foi rasgado por pedras que fizeram nele um rombo de cerca de 50 metros. Três pessoas morreram, mas há mais de sessenta desaparecidas.

Como não poderia deixar de ser o acidente que envolveu o luxuoso navio - em cuja construção foram gastos 1 bi de dólares -  foi imediatamente comparado ao do Titanic. A tragédia do Titanic, considerado indestrutível em sua época, está para fazer 100 anos e nela morreram mais de 1600 pessoas. De tal modo o naufrágio do Titanic impressionou o mundo que jamais foi esquecido, sendo sempre citado. De dois dias para cá o velho Titanic retornou aos noticiários, servindo como pano de fundo ao recente acidente. Uma senhora brasileira que estava no navio de cruzeiros desembarcou ontem no país e, abordada por repórteres, declarou que presenciou cenas iguais às ocorridas no Titanic. Naturalmente referia-se ela ao filme “Titanic” que, apesar dos muitos prêmios recebidos, deve ter desencorajado muita gente a embarcar em navios. De fato, as cenas cinematográficas do naufrágio do Titanic, mostrando o desespero e morte de pessoas nas águas geladas do mar, não são nada animadoras para quem tem algum receio em relação a cruzeiros marítimos.

Em todo caso vale dizer que os cruzeiros são de fato uma grande delícia. Entre os meses de dezembro e março os portos brasileiros recebem navios altamente luxuosos que levam milhares de pessoas em cruzeiros que se dirigem para o norte e o sul nas águas do Atlântico. Esses navios são verdadeiras cidades flutuantes dispondo de piscinas, cinema, teatro, academia de ginástica, bares, restaurantes, lojas, enfim um mundo que propicia aos passageiros boa temporada de lazer e entretenimento. Só quem já esteve num desses navios pode avaliar a extensão das perdas com o acidente que acaba de ocorrer nas costas da Itália. Sendo claro que o mais importante é a segurança dos passageiros, o fato é que a perda de uma embarcação desse calibre é um prejuízo de enormes proporções. Certamente nos dias que virão muita coisa será acrescentada a essa história por enquanto muito simples, mas que causa estranheza. O navio acidentado dispõe de controles automáticos, computadores, radares e tudo o que há de mais moderno na arte da navegação daí se afirmar que só um erro humano pode ter sido a causa da tragédia.

Bem, não é todo dia que ocorre acidente em navios de grande porte, transportando turistas. O fato é que esse assunto está bombando nos meios de comunicação e desperta enorme curiosidade. Eu, que já estive em alguns cruzeiros e adorei, acompanho as notícias com muita atenção. As imagens daquela portentosa embarcação curvada sobre o mar impressionam e muito.

Conheço pessoas que não entram em navios de jeito nenhum. Outras preferem qualquer coisa a enfrentar viagens por via área. De nada adianta ponderar que viagens por mar ou por via área são muito seguras porque, para essas pessoas, quando acidentes acontecem os passageiros ficam a mercê da situação sem nada poder fazer.



Deixe uma resposta