Você vai ser multado at Blog Ayrton Marcondes

Você vai ser multado

deixe aqui o seu comentário

Se você não está satisfeito com as multas aplicadas no trânsito prepare-se: o Conselho Nacional de Trânsito (Contram) revogou a obrigatoriedade de colocação de avisos sobre a existência de radares. Sabe aquela coisa de ver uma placa avisando que logo mais à frente existe um radar e diminuir a velocidade para não ser multado? Pois essa mamata já era.

O ato do Contram justifica-se pelo fato de que de nada adianta um radar que leva o motorista a reduzir a velocidade só para não vir a ser multado.  O certo é trafegar na velocidade permitida, pois, assim, evitam-se tantos acidentes nos quais em geral o alcoolismo está envolvido. Excesso de velocidade e álcool são ingredientes responsáveis por inúmeras mortes no trânsito, quanto a isso não há o que se discutir.

Entretanto, o fato é que as estradas e mesmo vias expressas de cidades são muito mal sinalizadas. Acontece, então, que torna-se difícil aos condutores de veículos saber qual é a velocidade máxima permitida num grande número de trajetos. Você, que está lendo este texto, certamente é capaz de citar muitos trechos de vias ou estradas nos quais é impossível saber-se a velocidade permitida. A sinalização deixa a desejar ou é mesmo péssima e ausente. E não se deve esquecer que a medida do Contram , queira-se ou não, favorece a tal indústria de multas de que tanto se fala.

Hoje mesmo foram publicados dados que nos dão conta da redução do número de mortes no trânsito após a aplicação da Lei Seca. Outros dados revelam que neste natal morreram menos pessoas em acidentes que no natal do ano passado. Boas notícias. Mas será mesmo que a colocação de radares em locais não avisados contribuirá para a redução do número de acidentes? Ou será mais uma dessas medidas que só prejudicam os cidadãos sem maiores resultados práticos?

Só com o passar do tempo teremos respostas corretas para as perguntas acima. O que se sabe é que de fato são necessárias medidas que reduzam o número de acidentes e preservem vidas. Entretanto, no que pouco ou nada se fala é na educação para o trânsito, essa sim medida a ser adotada desde os bancos escolares para a formação de uma consciência coletiva sobre o assunto. Enquanto ficar-se com a aplicação de medidas de caráter punitivo o problema poderá ser minorado, mas não na proporção desejada. A cada dia mais veículos chegam às ruas e o trânsito é um imbróglio de difícil solução. Educação para o trânsito, educação em todas as áreas, é dela que o país precisa.



Deixe uma resposta