Steve Jobs at Blog Ayrton Marcondes

Steve Jobs

deixe aqui o seu comentário

Steve Jobs morreu e o mundo parou para reverenciá-lo. Aqui e ali uma ou outra voz discordante, afirmando que incensou-se demais o grande inovador da Apple. O interessante é que a morte de Jobs despertou reminiscências envolvendo o espetacular avanço dos computadores nos últimos anos. Muita gente parou para contar a sua história, daí me animar a algumas linhas sobre as minhas incursões no terreno das máquinas.

Melhor começar dizendo que jamais consegui ser um datilógrafo. Meus dedos sempre foram rebeldes a trabalhar em conjunto. Essa coisa de datilografar, cada dedo por si, um omitindo do outro aquilo que está fazendo, definitivamente revelou-se impossível para mim. Assim mesmo comprei uma Remington que deve ter se arrependido de me ter como proprietário dela.  Deu no que deu: jamais consegui uma página sem erro, limpa, sem borrão.

Da máquina de escrever ao computador. Quando ouvi falar sobre computadores e editores de texto fiquei animado. Cansara-me de escrever páginas e páginas com a minha adorada Parker 51 e pareceu-me que um computador seria a solução. Mas, nessa época os computadores pessoais estavam apenas nos seus primórdios. Ei, não faz tanto tempo assim! Estávamos na segunda metade da década de 80 do século passado. Essa turma nova que usa IPods simplesmente não é capaz de imaginar que há menos de 30 anos o mundo passava muito bem sem bons computadores, internet e tudo o mais. Vai daí que comprei um CP500 que rodava com disquetes enormes e de muito baixa capacidade de armazenamento. Como não sabia bem o que fazer com o CP500 entrei num curso de programação em BASIC que, na verdade, não me serviu para nada. Nessa época o editor de texto mais popular chamava-se WORDSTAR o qual, obviamente, não tinha versão adaptada para o português. Era possível, sim, acentuar as palavras na tela, para isso utilizando-se alguns comandos que exigiam a ação conjunta de vários dedos. Se bem me lembro, o acento agudo era obtido digitando-se CTRL+P+H. O cedilha, então, conseguia-se através de uma nebulosa combinação de teclas. Mas, o pior não era isso: o mais terrível era a impossibilidade de imprimir o texto acentuado nas impressoras matriciais. As impressoras à Laser ainda estavam por vir.

Dois fatos importantes: a reserva de mercado do Brasil que durou até os anos 90, impedindo a importação de componentes de computadores; e a entrada da Microsoft na parada. Eu já possuía uma PC XT quando a Microsoft lançou o WORD para DOS – a plataforma WINDOWS não passava, nessa época, de um embrião. O WORD foi comercializado no Brasil e já era possível acentuar as palavras em português. O problema era que, para imprimir, faziam-se necessários drivers que compatibilizassem o produto com as impressoras matriciais. Para variar a Microsoft não disponibilizou drivers para a maioria das impressoras em uso no país. Mais uma vez eu podia escrever, mas, não imprimia nada do que escrevia.

Para encurtar a história, demorou muito para que as coisas se resolvessem. Quando apareceram os computadores com a plataforma Windows deixamos para trás os programinhas em DOS e as coisas começaram a ser o que são hoje.

Uma das versões do WORD para DOS que funcionava bem era a versão 5. Escrevi muita coisa com o WORD 5 e salvei tudo em disquetes. Com o tempo as novas versões do WORD deixaram de ler a antiga versão. Quando me apercebi disso não tinha mais como recuperar os antigos trabalhos, aprisionados em disquetes que, por fim, se deterioraram.

Muita gente perdeu textos, eu perdi uma montanha deles. Na verdade acho que a perda foi providencial: os computadores engoliram algo que não me serviria para nada, melhor pensar assim.

As linhas anteriores são apenas um resumo da minha persistência com computadores. Tenho certeza de que isso tudo aconteceu a muita gente daí nenhuma novidade existir no meu relato. Entretanto, vale dizer que a soma de todas as experiências pessoais serve como testemunho de uma história. Incomoda-me que as gerações mais recentes aceitem os avanços tecnológicos como algo que sempre existiu, algo “muito normal que já nasceu pronto”. É aí que entra um cara como o Steve Jobs que maquinou na cabeça dele toda essa coisa e interferiu diretamente no modo como trabalhamos e processamos a informação. Do que se depreende que são muitas justas as homenagens que fazem a ele no momento em que se mandou desta para a melhor.

Escrito por Ayrton Marcondes

10 outubro, 2011 às 2:31 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta