Cuecas e política at Blog Ayrton Marcondes

Cuecas e política

deixe aqui o seu comentário

O título acima, aparentemente despropositado, não é tanto assim. Cuecas e política são assuntos que parecem não combinar, mas o mundo é muito vasto e a vida imprecisa a ponto de juntar coisas tão díspares. Para quem não concorda com isso vale a lembrança de que em nosso país as cuecas andam em evidência na política, servindo até para fins escusos como o de esconder dinheiro.

Bem, aconteceu que um deputado norte-americano - Anthony Weiner - colocou em seu perfil no Twitter uma foto dele mesmo, mostrando uma cueca e evidenciando o pênis ereto. A princípio o congressista negou que tivesse colocado a foto, atribuindo o mal feito a um possível hacker. Mais tarde confessou, acrescentando que também manteve “conversas inapropriadas” com seis mulheres. Por fim desculpou-se, dizendo ter agido como um idiota e prometendo trabalhar duro todos os dias para conquistar a confiança de seus eleitores. Detalhe: Anthony Weiner casou-se recentemente e é um dos possíveis candidatos a prefeito de Nova York.

Entre nós verificou-se, há algum tempo, que o senador Eduardo Suplicy desfilou de sunga no Congresso Nacional. Vá lá que era uma sunga vermelha, vestida por cima das calças, mas sempre uma sunga.

Em todo caso, Weiner e Suplicy não estão com nada porque não foram nem um pouco originais. Corria o ano de 1946 quando o deputado Edmundo Barreto Filho pousou de cueca para uma foto que foi publicada na revista o “Cruzeiro”. Barreto Filho foi cassado por seus colegas deputados, acusado de falta de decoro e por se considerar que a foto denegria o Poder Legislativo. Na foto Barreto Filho aparece de fraque, com camisa e gravata, apenas de cueca, tendo o nariz empinado à moda de uma estátua de bronze. Consta que Barreto foi enganado pelo repórter David Nasser, acompanhado pelo fotógrafo Jean Manzon.  Nasser teria prometido ao deputado publicar apenas a parte de cima da foto. Promessa não cumprida, veio o rapa do Congresso.

A foto foi acompanhada de uma terrível reportagem, escrita por David Nasser, na qual Barreto Filho é literalmente arrasado. Trata-se do mesmo David Nasser que, anos depois, meteu-se numa grande encrenca ao criticar violentamente Leonel Brizola nas páginas de “O Cruzeiro”. As críticas valeram ao repórter um soco no ouvido e um murro no queixo dados por Brizola, mas isso já são outros quinhentos, assunto para depois de depois.



Deixe uma resposta