Censura at Blog Ayrton Marcondes

Censura

deixe aqui o seu comentário

Blogueiros uni-vos! O perigo ronda os meios de comunicação e, mais dia, menos dia, pode até mesmo chegar aos blogs.

Viram o que aconteceu no Ceará? Pois a Assembléia Legislativa daquele Estado aprovou, por unanimidade, a criação de um Conselho Estadual de Comunicação Social. Sabem a que virá o tal Conselho? Ele terá como função “orientar, fiscalizar, monitorar e produzir relatórios” sobre as atividades da imprensa local em suas diversas modalidades.

A notícia está no jornal “Folha de São Paulo” de hoje. Segundo afirma o jornal, o conselho baseia-se nas propostas restritivas à liberdade de imprensa, aprovadas pela Confecom (Conferência Nacional de Comunicação), realizadas pelo governo federal. Fala-se ainda sobre o empenho do governo federal em estimular os Estados para a adoção de medidas iguais às aprovadas no Ceará.

Embora ainda falte o implemento do governador do Ceará está armado o esquema de censura à imprensa. Aliás, como acontece em relação às viroses, periga o esquema espalhar-se por todo o país. Quanto aos blogueiros, se acham que estão imunes à epidemia de censura que ameaça vir é bom prestar atenção à parte do texto aprovado pela Assembléia cearense que fala em atividades da imprensa “em todas as suas modalidades”. Há quem pense que os blogs não fazem parte da imprensa falada e escrita. Será?

Há algum tempo tem sido detectado no país um movimento no sentido de calar a opinião para proteger atitudes escusas. Cinismo e irresponsabilidade fazem parte do discurso de autoridades que acusam de mentirosas mesmo acusações bem fundamentadas. Infelizmente, trata-se de um filme a que já assistimos no passado, perigoso demais e com consequências desastrosas.

Pessoalmente, o que me aflige é a possibilidade de viver mais uma vez segundo as normas de um regime de exceção. Uma vez na vida já é muito, já experimentei, sei bem como é, aliás, os brasileiros sabem muito bem como as coisas se passam quando vigoram a censura e outros comemorativos dos regimes de exceção.

Blogueiros uni-vos!



Deixe uma resposta