No palacete Matarazzo at Blog Ayrton Marcondes

No palacete Matarazzo

deixe aqui o seu comentário

“O Sr. Conde e Sra. Condessa Matarazzo abriram hontem os salões de seu confortável palacete da Avenida Paulista, oferecendo uma recepção sollennizando o baptismo de seu neto, filho do Sr. Conde Francisco Matarazzo Junior.

A recepção teve início às 22 horas, a ella comparecendo elevado número de senhoras e senhorinhas da nossa alta sociedade, que imprimiram um cunho de alta distinção à brilhante festa, correspondendo à alta gentileza da disctinta Família Matarazzo”.

A notícia é de 1926 e termina relacionando algumas autoridades e pessoas de destaque que compareceram à recepção. Entre elas estavam o Dr. Carlos de Campos, então presidente do Estado, e o Dr. Pires do Rio, prefeito da capital.

Maio de 2010: paro o meu carro num grande estacionamento situado na esquina da Rua Pamplona com a Avenida Paulista. Por toda parte só vejo carros estacionados, exceto num canto onde está preservado o portal daquela que foi a mansão Matarazzo.

Em vão procuro sinais do fausto e elegância que existiram nesse lugar. Nenhum eco de passos, nenhum semblante, nada daquela que foi mansão onde viveu o grande industrial e sua família.

Penso em culturas desaparecidas e civilizações soterradas. Fecho os olhos e tento imaginar a recepção dos Matarazzo naquela noite de 1926. Entretanto, as imagens não chegam a se formar: o chão estremece sob o peso de inúmeros veículos que circulam no entorno, a realidade me devolve a São Paulo de hoje, o tempo em que vivo e que não muito longe nada mais será que passado distante.

Escrito por Ayrton Marcondes

20 maio, 2010 às 12:59 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta