Jogo no Morumbi at Blog Ayrton Marcondes

Jogo no Morumbi

deixe aqui o seu comentário

Há algum tempo não vou a estádios para assistir a jogos de futebol. As razões são muitas: trânsito, dificuldades de estacionamento, violência etc. Ontem quebrei o jejum e fui ao Morumbi para ver o embate entre o São Paulo e o Once Caldas, da Colômbia. Jogo sofrido para a torcida são-paulina, vencido pelo tricolor por 1X0.

Não me cabe discutir aspectos inerentes ao jogo em si: seria nada mais que uma opinião de torcedor. Entretanto, alguns aspectos me chamaram a atenção e vale a pena registrá-los como farei a seguir.

É fato mais que conhecido, mas a gente vai se esquecendo do significado do comparecimento de mais de 50 mil pessoas a um evento. Trata-se de imensa multidão vibrando quase toda ela por uma mesma coisa, externando a sua paixão pelo time do coração, cantando, batendo palmas, gritando às vezes enfurecidamente quando algo dá errado e escapa ao controle. Mas, que não se ignore que essa imensa balbúrdia tem lógica e é capaz de responder sincronicamente a estímulos. O que se está a dizer é que a massa age enquanto massa obedecendo a um senso comum nascido da observação. Isso pode ser perfeitamente observado no momento em que o técnico do São Paulo ordenou a substituição de um jogador, desagradando o público. O erro na substituição gerou grande revolta e num instante estava o público em uníssono a bradar: burro, burro, burro!

Não só no momento referido, mas em outros se manifestou a concordância de opiniões da maioria dos presentes que reagiram como se fora combinado, gritando a mesma coisa.

Outro aspecto que me chamou a atenção foi o próprio Estádio do Morumbi, hoje motivo de críticas da CBF e da FIFA que o dizem impróprio para a realização de jogos da Copa do Mundo. O Morumbi precisará, de fato, de alguns rearranjos, mas continua sendo, de longe, o melhor estádio da cidade de São Paulo e um dos melhores do país. Por outro lado é inconcebível que a FIFA determine a construção de um novo estádio visando a realização da Copa. O Estado e a Prefeitura da cidade de São Paulo certamente têm outras prioridades que passam pelas áreas educacional, de saúde pública, habitacional etc. O fato é que motivos políticos e rivalidades regionais têm sido utilizados na tentativa de tirar da cidade de São Paulo um papel que a ela pertence dada a sua grandeza, infra-estrutura turística e pujança econômica. Dentro desse quadro a situação do Morumbi é invejável ainda que campanhas mal-intencionadas busquem negar esse fato.

Por último é revoltante constatar que interesses econômicos de grandes grupos sejam enfiados goela abaixo da população. Refiro-me ao horário noturno dos jogos de futebol. A gente ouve falar e não dá importância, mas é constrangedor ver milhares de pessoas, a altas horas, segregadas a pontos de ônibus à espera de condução que as leve para as suas casas. E dizer que tudo isso é para se obedecer ao horário de programas de televisão exibidos por canal que dita normas às quais os cidadãos vêem-se obrigados a se curvar.

 Há muito a se fazer no sentido de corrigir aquilo que pode ser entendido como desfaçatez e pouco caso pela imensa parcela da população que faz uso do precário sistema de transporte público e fica exposta à violência em plena madrugada, isso para poder assistir a um jogo de futebol.



Deixe uma resposta