O dia em que o governador chorou at Blog Ayrton Marcondes

O dia em que o governador chorou

deixe aqui o seu comentário

Na semana que passou ficamos sabendo que o empresário brasileiro, Eike Batista, é o 8º homem mais rico do mundo. Sua fortuna alcança U$ 27 bilhões de reais, algo simplesmente inimaginável para o comum dos mortais. Além disso, ficamos estarrecidos com o desnecessário e brutal assassinato do caricaturista Glauco Vilas Boas e de seu filho. Noticia cortante, desesperadora, que traz para dentro de nossas casas os tentáculos da violência como a dizer-nos que estamos, também, ameaçados.

Não parou aí a semana. Entre tantos acontecimentos tivemos o desprazer de ver o presidente da República comparar presos políticos a bandidos comuns e, mais que isso, referendar um regime que se esmera em ser anti-democrático. O presidente segue a sua veia autoritária de homem de convicções de momento, sem embasamento, dizendo coisas absurdas em nome do Estado. Tinha razão o falecido caricaturista Glauco ao dizer que o brasileiro aquenta e consome qualquer tipo de abobrinha.

Mas, o que mais chamou a atenção foi o choro de Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro. Não é todo dia que um governador chora, descarregando em público o amor pelo seu Estado ameaçado.

Sérgio Cabral chorou. Por quê? Ora, porque a Câmara Federal aprovou uma emenda que revê a atual distribuição da receita com exploração de petróleo. Com isso, dois Estados serão prejudicados: Rio de Janeiro e Espírito Santo. A idéia é distribuir a renda obtida com a exploração de petróleo com todos os Estados da União. A justificativa é a de que minerais etc. são patrimônios da União, daí único Estado não poder ficar com a receita da exploração.

Em face a essa resolução, a situação do Rio de Janeiro torna-se muito grave: os ganhos do Estado com a exploração de petróleo seriam reduzidos de 5 bilhões para 100 milhões de reais. Por essa razão Sérgio Cabral chorou. Mas, a aprovação ainda depende do Senado Federal.

Madureira chorou, Madureira chorou de dor – diz o samba. A partir de agora a letra será mudada: Sérgio Cabral chorou, Sérgio Cabral chorou de dor.

Não se pode negar que esse Rio que tanto amamos é propenso a nevralgias muitas vezes só resolvidas com cirurgias. É preciso lembrar que o Rio era o coração do Brasil e que dele tudo emanava, inclusive as piadas que divertiam todo o país. Isso durou até que um dia entrou no Palácio do Catete um mineiro chamado Juscelino Kubitscheck. Juscelino tinha um plano que, aliás, levou adiante a ferro e fogo: mudar a capital da República para o interior do país. Foi assim que nasceu Brasília, foi assim que o Rio perdeu muito da sua importância,

De lá para cá o Rio vem lutando pela antiga supremacia no cenário nacional.  A cidade continua linda, mas, talvez por praga lançada sobre ela por invejosos e despeitados, converteu-se em território da bandidagem que não se avexa em descer os morros e massacrar inocentes.

Agora, soma-se mais isso de tentarem reduzir dramaticamente a receita do Estado. O governador avisa que, se fizerem isso, o Rio quebra.

Por isso Sérgio Cabral chorou.

Madureira chorou, Madureira chorou de dor.

Escrito por Ayrton Marcondes

14 março, 2010 às 3:21 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta