Engolindo pregos e parafusos at Blog Ayrton Marcondes

Engolindo pregos e parafusos

deixe aqui o seu comentário

Foram retirados cirurgicamente 151 objetos metálicos do estômago de um homem, em Maceió. Segundo os médicos, trata-se de um possível caso de esquizofrenia. De sua parte o comedor de pregos, parafusos, lâminas de barbear, moedas, fusíveis – além de uma tesoura e um relógio – informa que começou a comer metais há quatro meses e não sabe explicar por que o faz.

Não fica bem fazer piada com a desgraça alheia, mas é impossível resistir à pergunta: não seria este um recorde para figurar no Guiness? Afinal, são 151 objetos pesando, no total, 3 Kg. Tudo isso dentro do estômago, imaginem.

Conheci em hospital uma senhora que engolia garfos. Não me perguntem como ela conseguia fazer isso, nesse sentido fico com a explicação da minha falecida mãe sobre atos incomuns. Dizia ela:

- Os seres humanos são capazes de tudo.

A devoradora de garfos era uma mulher simples e bem humorada. Seu único problema era o hábito de ingerir o popular talher. Certa vez ela esteve internada por longo período: foi trazida de casa após ingerir um garfo; após ser operada, ingeriu outro durante o período de recuperação; outra vez operada tornou a ingerir um garfo, desta vez por falha da enfermagem que fora proibida terminantemente de permitir acesso da paciente a qualquer tipo de metal.

Não sei que lugar ocupa no universo das taras a compulsão em ingerir metais. Trata-se de casos estranhos, difíceis de explicar dentro dos padrões de normalidade esperada. Mas, coisas assim acontecem e dão azo a que possamos demonstrar toda a nossa estranheza.

Um amigo psiquiatra sempre me diz que todas as pessoas têm a sua parcela de loucura.  Mas, não se preocupe – diz ele - e completa:

- A maioria é sempre de loucos mansos que não fazem mal a ninguém.

Escrito por Ayrton Marcondes

19 dezembro, 2009 às 7:48 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta