Tiger Woods at Blog Ayrton Marcondes

Tiger Woods

deixe aqui o seu comentário

Inferno astral não é propriedade exclusiva de gente simples e desconhecida, nem se relaciona com riqueza ou pobreza: é coisa que pode acontecer a qualquer um e a qualquer hora.

A desgraça que se abate sobre o comum dos mortais em geral não tem repercussão pública. Diferente é a situação quando o desgraçado é pessoa notória e riquíssima. A fama atrai a notícia, atrás dela até mesmo os abutres dos pasquins sensacionalistas que ficam de plantão em busca de detalhes dos acontecimentos.

A essa altura, uma pergunta: e nós, por que lemos as notícias sobre o que acontece aos famosos, por que nos atraem tanto detalhes sobre os escândalos em que eventualmente eles são envolvidos?

Eu me fiz essa pergunta ao deparar com o inferno astral pelo qual atualmente passa o jogador norte-americano de golfe, Tiger Woods. Não que eu ligue para o golfe, esporte no qual a minha incultura não consegue ver a menor emoção. Mas, nisso como em muitas outras coisas, parece que sou caso a parte: milhões de pessoas acompanham os jogos de golfe, existem filmes cujos enredos abordam a vida de golfistas e no mundo da bolinha projetada por um taco Tiger Woods é o maior.

Sendo o maior Tiger é realmente “o cara”. Atrai multidões aos jogos de que participa, faz propaganda de vários produtos, enfim é uma celebridade mercê da posição que ocupa, posição esta duramente conquistada lançando bolinhas em buracos distantes por meio de brilhantes tacadas.

Um homem assim tem em torno de si a aura de viver em situação ideal: o maior do golfe, bela família, muito dinheiro, vida de filme. Até que numa noite sai de sua casa apressado e sofre sério acidente de carro. Poucas horas depois a boataria começa a circular: Tiger brigou com a mulher, foi ferido por ela, a mulher descobriu que era traída pelo grande golfista.

O resto da história todo mundo sabe: o homem que declarava ser a família a coisa mais preciosa do mudo tinha amantes às quais pagava de 4 a 5 mil dólares por mês, pelo silêncio delas. A esposa de Tiger, ex-modelo, está se separando dele e levando com ela os filhos. Tiger? Ele acaba de declarar que está se afastando do golfe profissional por tempo indeterminado.

A quem interessa tudo isso? Por que essa desgraceira pessoal do jogador chama a nossa atenção? Que faz uma rede de televisão postar seus repórteres na frente da casa de Tiger esperando que os caminhões de uma transportadora ali estacionados recebam a mobília da mulher que está saindo de casa?

Partindo do apenas “sei lá” para uma hipótese que não passa de um belo chute, acredito que tudo se resuma às nossas complexas relações com o mito. Estrelas que sobem e estrelas cadentes chamam e chamaram a atenção dos homens em todas as épocas. Uma cabeça que se erga da multidão atrai atenções e é preciso que se explique o porquê desse fato, ainda que não satisfatoriamente.

Tiger Woods é um nome mais que midiático e distante da maioria dos brasileiros dado o esporte que ele pratica não ser de preferência nacional. Mas é estrela, é mito, faz parte do consumo visual, oral e escrito. O homem é notícia. Gente como ele não aparece de repente sendo acusado de ter mais de uma amante, pagá-las bem e ter uma vida desregrada em surdina. À imagem oficial do jogador, aquela à qual estamos habituados, não cabe a do devasso que engana a mulher. Além disso, um cara que faz o que ele faz com o taco, um sujeito capaz de tanta precisão, simplesmente não pode cometer um erro desses, dar uma tacada dessas, pelo menos em público.

Agora junte ao que está escrito acima mais algumas razões para Tiger Woods não poder estar metido nessa situação e talvez você se convença de que vamos acompanhar a história dele até o último capítulo.

Aliás, será que aparecerão na televisão os móveis da casa dele quando a ex-modelo sair definitivamente de casa com os filhos?

Deixa prá lá.

Escrito por Ayrton Marcondes

17 dezembro, 2009 às 6:57 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta