Geração careta at Blog Ayrton Marcondes

Geração careta

com um comentário

- Podem me prender, podem me bater, podem até deixarem-me sem comer, mas eu não mudo de opinião…

É o que dizia a letra da música de Zé Keti, em 1964. Tempos arrojados aqueles! Saudosismo? Em primeiro lugar é preciso dizer que de vez em quando somos obrigados a apelar para o passado. Nada a ver com a idéia de que a história se repete. Nada disso. Retornamos ao passado quando o presente não nos satisfaz e temos a clara noção de retrocesso em relação a conquistas bem sedimentadas em tempos anteriores.

Então não se trata mesmo de saudosismo, nem um pouco. Na verdade é só comparação. Do que? Ora, da ocorrência e prolongamentos do triste episódio da estudante de turismo que foi agredida por ir de minissaia à faculdade.

Tem muita gente por aí dando opinião sobre isso. De repente psicólogos, educadores, sociólogos e até a turma do deixa disso pula para a ribalta, desfraldando bandeiras teóricas para explicar o fenômeno. Em cena uma jovem de minissaia perseguida pela turba com direito a filmagens que circulam no YouTube.

Pelo amor de Deus, nada de teorias. Será que não existe um aparelho que possa enviar aos anos sessenta e setenta uma dessas máquinas fotográficas digitais para que alguém de lá filme as mocinhas chegando às aulas com aqueles vestidinhos curtos que torturavam a masculinidade em flor do país de então? Pois que filmassem num dia qualquer e enviassem para nós, ao vivo e a cores, aquela festança para os olhos, tão delicada e nada desrespeitosa, tão profunda e meditativa para os rapazes que babavam nas horas certas porque era possível conviver em paz com a beleza que se espalhava pelos campus universitários.

Mas, pessoal, que retrocesso é esse? A quem interessa se uma jovem usa minissaia ou não? E que súbitos pudores ofendidos são esses que de repente brotam por aí, como se o mundo fosse uma sociedade de mórmons, fechada manifestações tão rotineiras?

Olhem, não adianta: para quem viu como as coisas eram no passado é muito difícil compreender esse caso de agressão. Fica a impressão de que algo na cabeça dos jovens de hoje involuiu, as conquistas das gerações anteriores foram recusadas por uma nova ordem de conduta e pensamento. Trocando em miúdos: eta geração careta essa que anda por aí, não?

A faculdade decidiu expulsar a aluna causadora do tumulto. Na internet podem ser lidos comentários de jovens sobre o caso, muitos deles começando com coisa do tipo “se pelo menos ela fosse bonita e gostosa”. Outros perguntam: “o que ela queria com uma roupa daquelas?”. Como se tudo isso tivesse alguma importância.

Turbas são turbas. Sabemos que as multidões agem em acordo com uma consciência coletiva não necessariamente racional. Ainda assim, tudo soa muito estranho.

Agora, se me permitem, uma pitada de saudosismo que não faz mal a ninguém: ah, que saudades das daquelas tardes fagueiras, dos grupos de estudo tão esperados, do sexo feminino tão visível e desprotegido, dos sonhos imaginosos que de vez em quando se realizavam.

Escrito por Ayrton Marcondes

8 novembro, 2009 às 10:21 am

com um comentário



Uma Resposta para 'Geração careta'

Subscreva aos comentários com RSS ou TrackBack to 'Geração careta'.

  1. Concordamos plenamente. Estamos constantemente acompanhando seu blog, sempre interessante.
    Abraços

    Sandra e Moacyr

    8, 08America/Recife novembro 08America/Recife 2009 às 14:59

Deixe uma resposta