Zelaya na Embaixada - Brasil Hondurenho at Blog Ayrton Marcondes

Zelaya na Embaixada - Brasil Hondurenho

deixe aqui o seu comentário

Manuel Zelaya está vivendo no Brasil Hondurenho. Você que, como eu, não entende nada de Direito e Relações Internacionais deve estar se perguntando porque o Brasil se meteu – ou foi metido - nessa encrenca.

Existem algumas versões. A primeira delas é ufanista, baseando-se no fato de que a escolha da embaixada brasileira por Zelaya é sinal de que o Brasil foi prestigiado enquanto país neutro e líder da região; a segunda é a de que o Brasil não tinha a menor idéia sobre as intenções de Zelaya de abrigar-se na embaixada brasileira, onde caiu de pára-quedas; a terceira é a de que tudo aconteceu seguindo combinações entre altos escalões do governo brasileiro e Zelaya. Vai saber…

Mas, para você que, como eu, tornou-se um cara desconfiado, essa coisa toda não cheira muito bem, afinal tudo que tem Hugo Cháves por perto… Veja que o Brasil considera Zelaya presidente de Honduras e não reconhece o governo do presidente interino que atualmente chefia o país. Veja, também, que Zelaya está na embaixada como presidente de Honduras e não como asilado político, fato que, segundo entendidos, é ilegal. O Brasil está protegendo um presidente deposto em seu próprio país; e o governo interino acusa Zelaya de estar incitando os seus seguidores à revolta.

Infeliz Zelaya não está. Isso pode ser visto em fotos dele, dentro da embaixada verde-amarela, cercado por seguidores.

Ontem cortaram temporariamente luz e água da embaixada que é protegida por um único guarda, aliás grande candidato a herói nacional caso resista sozinho a alguma invasão do pátrio solo brasileiro em Honduras.

O que vai acontecer? Melhor consultar os búzios. Entretanto, é improvável que o atual governo hondurenho venha a invadir a embaixada do Brasil dado que isso afetaria gravemente as relações entre os países. Se fosse arriscar um palpite diria que o mais fácil será a invasão da embaixada pelo “povo” que não pode ser contido pelas tropas do governo. Uma fatalidade, portanto. Fatalidade que poderia levar Zelaya à rua onde seria preso, já que contra ele existe uma ordem de prisão em Honduras.

Mas, não levem a sério esses palpites e previsões. São baseadas num filme a que assisti e sou dos tais caras que acreditam piamente no fato de que a ficção só existe para, mais cedo ou mais tarde, se tornar realidade.

Escrito por Ayrton Marcondes

23 setembro, 2009 às 3:11 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta