Mortes no trabalho at Blog Ayrton Marcondes

Mortes no trabalho

deixe aqui o seu comentário

Leio na biografia que Sartre escreveu sobre Charles Baudelaire que para o poeta francês a possibilidade do suicídio era um meio de se manter vivo. Em outras palavras, há quem trabalhe mentalmente com a hipótese de dar fim à vida e encerrar tudo num momento de sua escolha. Essa possibilidade confere força a essas pessoas para suportar situações desconfortáveis dado que contam com a variante de largar tudo e morrer.

Creio que na maioria desses casos o suicídio não se consume. Entretanto, para os verdadeiros suicidas, a morte pode vir a acontecer desde que eles sejam submetidos a situações intoleráveis. Isso é o que nos sugere a impressionante marca de 23 suicídios de funcionários da empresa France Telecom, em 2008. A esse número somam-se outros suicídios como o de uma empregada que há poucos dias atirou-se através de uma das janelas da empresa. Outro suicídio quase aconteceu durante uma reunião da empresa numa cidade próxima a Paris. Um dos técnicos estava sob pressão por saber que o seu posto seria suprimido. Durante a reunião o homem de 50 anos de idade foi avisado de que seu cargo não mais existia e reagiu dizendo que não aceitava a nova condição. Em seguida sacou um objeto perfurante e o cravou no próprio estômago, ferindo-se gravemente.

Obviamente a France Telecom nega que os suicídios tenham algo a ver com as mudanças de gestão da empresa atribuindo-os a estados depressivos, divórcios, dívidas e outros motivos de natureza pessoal. Entretanto, segundo os sindicatos, é o atual modo de gerir a empresa a causa das tragédias que infelizmente continuam a acontecer. Como exemplo cita-se o recente caso de um homem de 53 anos que dirigia o comitê de segurança e higiene da empresa. Esse funcionário se matou após várias discussões com os seus superiores.

Para os entendidos parece não haver dúvidas de que a mudança do tipo de gestão da France Telecom é a causa do elevado número de suicídios. Obviamente a insegurança gerada por mudanças administrativas age seletivamente sobre temperamentos mais suscetíveis à idéia de colocar fim à própria vida.  O desespero e a impossibilidade de alterar o rumo das coisas afetam progressivamente pessoas que sucumbem às pressões e acabam se matando.

O que nos chama a atenção em casos como esse é a frieza com que são tratados, sendo encarados profissionalmente como acidentes de percurso. Linhas de ação empresariais devem ser mudadas em atenção às exigências de mercado e necessidades de clientes e cabe aos trabalhadores adaptarem-se às condições imperantes. Existe sempre um motivo maior e geralmente irracional por detrás de alterações que causam profundas crises nos projetos pessoais levando os implicados a atitudes extremas.

Os suicídios acontecidos na grande empresa francesa são um alerta nesses tempos globalizados em que muitas empresas adotam modelos de gestão importados e nem sempre adequados ao modo de ser dos trabalhadores brasileiros.

Mudanças de gestão de empresas ocorrem por vários motivos. Entre eles são comuns situações de venda de empresas a novos proprietários que professam linhas diferentes de gestão. Quando isso acontece, a força de trabalho empregada experimenta variações funcionais e salariais, quando não situações de desemprego. É a partir daí que projetos de vida são afetados não sendo incomum que pessoas, movidas desespero, tomem atitudes limítrofes com risco da própria vida.

Escrito por Ayrton Marcondes

14 setembro, 2009 às 9:57 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta